(orientação de professora Filomena Cabral)
TEXTO 1
No Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”, desenvolveu-se um projeto interessante – o Projeto Erasmus+, no qual eu participei. Um dos objetivos deste projeto é permitir o desenvolvimento da língua inglesa e do nosso conhecimento cultural.
Eu e a minha família acolhemos, durante cinco dias, um menino chamado Dimitri. Ele era muito educado, muito arrumado e extremamente simpático! Durante estes dias, houve atividades variadas na escola: a apresentação da comida tradicional de cada país, visitas ao Museu do Queijo e ao centro da cidade, a degustação da nossa típica cherovia, entre outras.
O Dimitri e eu demo-nos bem, partilhámos muitas coisas, mas ele teve alguma dificuldade em se habituar às nossas tradições e à minha casa. No meu caso, senti alguma dificuldade em falar inglês com ele. A minha mãe e o Google Tradutor foram boas ajudas.
De um modo geral, esta foi uma experiência fantástica, que voltava a repetir! Atividades desta natureza enriquecem as nossas vivências pessoais e permitem-nos crescer a conhecer melhor o Mundo e os Outros.Afonso Miguel Reis Morgado, nº 19, 6º A
TEXTO 2
No âmbito do Projeto Erasmus+, no dia 24 de fevereiro de 2019, chegaram à Covilhã, acompanhados por professores, vários meninos de nacionalidades diferentes (Croácia, Roménia, Grécia, Bulgária e Espanha), que foram acolhidos pelas famílias de alguns alunos da nossa escola. Foi o meu caso.
Na segunda-feira, recebemo-los na Escola Básica de S. Domingos, numa cerimónia de abertura do evento, e fizemos uma visita guiada à nossa escola. Depois do almoço, realizámos um Peddy-paper e pintámos uma cherovia, na sala de Educação Visual, para divulgarmos uma das tradições da nossa zona.
Na terça-feira de manhã, visitámos o Museu do Queijo e, à tarde, o Centro da Covilhã.
No último dia em que estiveram na escola, os nossos colegas visitantes apresentaram um trabalho sobre as receitas tradicionais dos respetivos países. No final das apresentações, pintámos, em conjunto, umas placas com a identificação dos países envolvidos no projeto e as respetivas bandeiras e distâncias. Durante a tarde, participámos num Workshop sobre a cherovia, assistimos a uma demonstração de ginástica artística e foram entregues diplomas de participação. As atividades terminaram com um lanche ajantarado, que foi muito animado.
No dia seguinte, os meninos estrangeiros regressaram a casa. Mais tarde, em março, foi a nossa vez de viajarmos pela sua cultura e pelas suas tradições. Eu e outro aluno da nossa escola tivemos a oportunidade de irmos à Croácia e, no dia 24, começou esta aventura. Partimos da Covilhã por volta das 2h, acompanhados por um professor do nosso Agrupamento, e chegámos a Slavonsky Brod pelas 19h30, onde fomos recebidos por dois meninos que nos esperavam no aeroporto.
No primeiro dia de aulas, apresentaram-nos os costumes emblemáticos da Croácia e participámos num Workshop sobre o açúcar. Almoçámos num restaurante próximo da escola e voltámos para casa pelas 16h.
Nos dias que se seguiram, visitámos Slavonski Brod, a Câmara Municipal e umas muralhas; plantámos uma cerejeira na escola, partilhámos informações sobre os jogos caraterísticos de cada país, fizemos batidos e participámos num workshop sobre fruta. Depois, foram entregues certificados de presença e alguns presentes.
Na quinta-feira, fomos até Zagreb, a capital da Croácia, onde visitámos um museu e a cidade. Mais tarde, tivemos um tempinho para comprarmos recordações. À noite, dormimos num hotel e, na manhã seguinte, partimos do aeroporto com destino a Portugal, mas ainda fizemos escala em Viena.
Esta experiência permitiu-nos alargar o conhecimento que temos da Europa e do Inglês (língua usada para comunicarmos neste projeto) e fazermos novos amigos.Diogo Miguel Abrantes Soares dos Santos, nº 4, 6º A